terça-feira, 25 de agosto de 2009

Beringela recheada com palmito e ervas frescas

As beringelas foram colocadas inteiras em uma panela para cozinhar. Deixei até que a casca mudasse de cor (fica mais marrom). Em seguida, retirei os cabinhos da ponta e parti ao meio, cavando parte do miolo com uma colher. Esse miolo da beringela juntei ao palmito de pupunha fresco picadinho bem pequeno, orégano fresco e manjericão roxo (também fresco, ambos da hortinha na janela da cozinha). Temperei com sal, pimenta calabresa e azeite aromatizado - um azeite especial, que eu preparei colocando dentes de alho, folhas de louro e bolinhas de pimenta do reino (se você não tiver um similar, amasse meio dente pequeno de alho e coloque no recheio). Cada uma das metades eu "untei" a mão com sal e espalhei, para temperar a própria beringela. Em seguida coloquei o recheio nas cavidades que fiz nas metades de beringela e levei ao forno. Servi regando com um pouco mais de azeite aromatizado.

Nota de melhoria: numa ocasião especial, esse recheio poderia ser acrescido de tâmaras e nozes... E uma taça de vinho. A ser testado...

4 comentários:

pedro c. disse...

pô, deixa o cabo, cabinho de berinjela é foda.

Priscila disse...

Olá. Encontrei seu blog a um mês, fiquei feliz que tenha voltado a postar, tem receitas bem boas. Uma dúvida, bom pra mim não faz nenhuma falta pois sou vegetariana, mas fiquei curiosa poia não encontrei nada com carne no seu blog posso concluir que é vegetariana?

Abraço.

Parabéns pelas receitas!

Carla Soares disse...

sim sim, sou vegetariana Priscila. E como posto o que cozinho para mim, não há receitas com carne. O engraçado é que muitas vezes as pessoas nem notam que meu blog é vegetariano... Ao invés de criticarem, acabam passando por aqui, se deliciando e nem dando falta da carne... :)

Priscila disse...

Que bom que nem notam!
Enfim, vida longo ao Pratto do Dia.

Parabéns novamente!

beijo